Prefeitura Municipal de Açucena

Você sabia?
Painel do site
Imprimir Email

Institucional

Dados Gerias

por Assessoria de Comunicação

30/12/2016 11:12

Dados Gerais

Açucena é uma cidade pacata, amena e gostosa para viver, é cortada pela MG 758 a 34 Km da fábrica Cenibra, margem da BR 381.

Fica a 285 Km da capital mineira.

É servida por linhas de ônibus: para Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Guanhães.

Uma marca da cidade é uma pitoresca praça, onde fica o busto do Dr. Edson de Miranda, pioneiro do município.

Curiosidade: É bom mencionar que a entrada dos primeiros carros nesta cidade deu-se em 1950 com a abertura da estrada de Açucena – Naque. Foi uma grande festa e alegria da população.

Relevo do Município: É cercado de altas montanhas, sendo mais baixa a parte que fica às margens do rio Santo Antônio. Maiores elevações: Córrego Alto (onde estão instaladas as torres de TV, Rádio e Telefônica), Serra da Sargeira, Serra do Salitre, Serra das Flores e Serra da Limeira e do Bom Sucesso.

Hidrografia: O município e banhado por dois rios: Rio Santo Antônio e Rio Corrente. No Rio Santo Antônio encontra duas usinas hidrelétricas a Usina de Salto Grande e a Usina de Porto Estrela inaugurada em outubro de 2.001, localizada nos municípios de Açucena, Braunas e Joanésia.

Ribeirões Principais: Travessão, Açucena, Bom Sucesso, Pompeu, Belo Monte, Saião, São Felix e Pinguela. O Ribeirão Travessão deu origem ao nome do Distrito e o Açucena deu origem ao nome da cidade.

Clima: Por ter alto relevo Açucena goza de clima frio e saudável, entretanto a parte situada ás margens dos rios possui clima quente.

Indústria: Açucena, não é um município industrializado, contudo existe a industrialização do leite e da madeira.

Pecuária: por apresentar grande área, com pouca exploração, o município de Açucena possui grande criação de gado. Há extensas fazendas e a pecuária é uma das principais riquezas do município. Há ainda criação de suínos, eqüinos, muares e ovinos.

Riquezas Naturais do Município de Açucena: As riquezas do município de Açucena constituem-se das seguintes: Mineral: O salitre e Caulim, ambos não explorados. Vegetal: Grandes de matas com plantas medicinais e madeira para a indústria e carvão. Há enormes plantações de eucalipto explorado pela CENIBRA. Em decorrência de sua exploração, é grande o número de caminhões que trafegam diariamente pela rodovia MG 758 transportando eucalipto para fabrica de celulose.

Animal: existem criações de abelhas, bovinos, suínos, equinos, ovinos e peixes.

Solo: em geral, fértil. Possui algumas áreas arenosas.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página